BREVE HISTÓRICO

Fundada por Dom Frei Antônio de Guadalupe, a paróquia de Santo Antônio, de Lagoa Dourada, nasceu como Capela de Santo Antônio de Lagoa Dourada em 1734. Pertencia à Freguesia de Prados. Somente em 14 de julho de 1832 foi elevada à categoria de paróquia e teve como primeiro pároco o Pe. Antônio Rodrigues Chaves, removido de Prados. Desde então, 17 párocos já passaram pela paróquia.

Dentre eles, Monsenhor José Hugo de Resende Maia, que lá permanece até hoje, contabilizando mais de 40 anos de atuação pastoral. Desde 2006, Mons. José Hugo é vigário paroquial. “Tenho um sentimento muito bom por trabalhar aqui. Temos uma ótima convivência”, declara o pároco, Pe. José Walter. Ainda como vigário paroquial de Santo Antônio, estava também o falecido Pe. Jair Rodrigues de Castro.

Ao todo, 14 comunidades, reunidas em três igrejas (Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Lagoa Dourada) e 10 capelas rurais são atendidas pela Paróquia; 20 movimentos e pastorais estão em atividade.

Para um povo tradicional e eminentemente católico, definição de pe. José Walter para a população de Lagoa Dourada, a Semana Santa e a festa do padroeiro estão entre as festividades mais importantes. “A festa em honra a Santo Antônio tem sido cada vez melhor, com grande aumento da devoção”, conta o pároco. Também ganham destaque as festas de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida.

OS SACERDOTES

Paróco - Pe. José Walter Silva de Carvalho

É natural de Andrelândia/Minas Gerais, Bacharel em Ciências Administrativas pela Sociedade Barramansense de Ensino Superior. Em 1991 cursou Propedêutico no Seminário São Tiago em São João Del Rei; em 1998, Filosofia e Teologia no Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora/MG. Foi ordenado diácono em 22 de junho de 2002 e ordenado padre em 14 de dezembro de 2002.
Atualmente é o pároco da Paróquia Santo Antônio de Lagoa Dourada-MG.

Vigários Paroquiais

Pe Jair Rodrigues de Castro (In Memorian) e Monsehor José Hugo de Resende Maia

CAPELAS E FILIAIS - COMUNIDADES RURAIS

À esquerda, Capela de N. Sra. Aparecida na Comunidade da Gameleira. ​Á direita, Capela de São João Batista na Comunidade das Bandeirinhas.
À esquerda, Capela de N. Sra. Aparecida na Comunidade da Gameleira. Á direita, Capela de São João Batista na Comunidade das Bandeirinhas.

Capela de N. Sra. Das Graças na Comunidade dos Rosas e Cafundó - Construída pelo Mons. José Hugo de Resende Maia. Inaugurada e Benta por Dom Waldemar Chaves de Araújo aos 19-11-2005.

Capela do Sagrado Coração de Jesus e N. Sra. Aparecida na Comunidade dos Melos - Construída no Paroquiato do Pe. José Hugo de Resende Maia, Benta e inaugurada por Dom Waldemar Chaves de Araújo.

Capela Sr. Bom Jesus dos Perdões na Comunidade dos Machados - É a mais antiga das Igrejas da Cidade de Lagoa Dourada (mais de 180 anos). Tombada pelo Patrimônio Histórico.

Capela de São Sebastião na Comunidade do Arame  - Construída no Paroquiato de Pe. José d’Angelo Neto (depois eleito Bispo de Pouso Alegre-MG) - aumentada 12 metros pelo pároco Pe. José Hugo de Resende Maia.

Capela de Santo Antônio de Pádua na Comunidade do Catauá - Construída em 1954. Inaugurada e Benta pelo Pároco Pe. José d’Angelo Neto aos 26-12-1954.

Capela do Sr. Bom Jesus dos Aflitos e N. Sra. da Glória na Comunidade da Ressaca - Benta por Dom José Alves Trindade.

Capela de N. Sra. da Piedade na Comunidade do Matatu Construída no mesmo local da antiga capelinha que estava em ruínas. Construção iniciada em agosto de 1962 e terminada em agosto de 1963.

Capela de São José na Comunidade do Diamante - Inaugurada por Dom Delfim Ribeiro Guedes